sábado, 3 de dezembro de 2011

Novo documentário de Kirby Dick denuncia estupro no exército americano

O novo trabalho do documentarista Oscar Kirby Dick (Outrage e This is not yet rated) promete expor uma das faces mais cruéis do exército americano. The Invisible War, que estreia em janeiro de 2012 no festival Sundance, irá revelar um dos muitos dados obscuros sobre as Forças Armadas dos EUA: soldados mulheres têm mais chances de serem violentadas por companheiros de caserna do que serem mortas em combate. 

Kirby Dick divulgou o trailer do filme com uma descrição sucinta. “Uma análise investigativa e extremamente sentimental da epidemia de estupros de soldados nas Forças Armadas americanas, e das instituições que escondem a existência e as profundas consequências pessoais e sociais que emergem dessa prática.” Para ilustrar esse resumo, o documentário mostra que apenas 8% dos casos de violência sexual contra mulheres são julgados no exército americano, dos quais somente 2% resultam em condenações. 

O filme traz outros dados impressionantes: só em 2009, cerca de 16.150 mulheres foram violentadas sexualmente durante o serviço militar nos Estados Unidos. Ao longo dos anos são mais de 500 mil casos de estupro, o que equivale a quase metade do total de jovens que já serviram. 

Criado pelo ator e diretor Robert Redford para apoiar o cinema indie, o Sundance é a maior vitrine do cinema independente mundial, e em 2012 acontece em Park City, Utah, de 19 a 29 de janeiro.

Veja o trailer de The Invisible War:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

Raphaela disse...

Ah. Eu pretendo entrar pro exército. Se acontecer de ao menos tentarem me estuprar, eu meto tira na cabeça de todos q tiverem envolvidos, e foda-se oq possa acontecer depois.