Sobre o blog

O Resenha no Divã é um blog sobre cinema e literatura, e sempre que possível sobre as duas coisas ao mesmo tempo. Essencialmente, é um espaço para a expressão de interesses – quem faz não é nenhum especialista ou teórico nesses dois campos da arte, apenas alguém que nutre curiosidade e encantamento por histórias. Essa será a postura mais comum por aqui: analisar, comentar, discutir o universo narrativo de filmes e livros. 

E por que o blog é intitulado Resenha no Divã? Bom, vamos por partes. Ao contrário do que possa parecer, aqui “Resenha” não remete aos textos analíticos ou de síntese que compõem a seção homônima, mas sim ao sentido mais recente que a palavra adquiriu, de conversa mesmo. Resenhar para as novas gerações é colocar o papo em dia, conversar, e é exatamente a isso que o blog se destina: atualizar a conversa sobre filmes e livros. 

Aí entra a outra parte do nome. O Divã, como todos sabem, é o lugar onde os pacientes recostam-se e desandam a falar nas sessões de análise, quase sempre sem obter resposta do terapeuta, que está mais empenhado em ouvir e compreender, ou só a ouvir. Não sei pra vocês, mas me parece uma situação bem similar ao que acontece na internet – eventualmente alguém lê e presta atenção no que você escreve, embora quase nunca haja uma resposta. 

Dito isso, segue uma breve descrição das seções do Resenha no Divã: 

Resenhas – Resumos ou análises críticas de filmes e livros que eu vi e li. Haverá certa predileção pelas obras clássicas, mas isso não impede que coisas contemporâneas também apareçam por aqui. 


Notícias – O que houver de mais interessante no universo do cinema e da literatura. É claro que não será um noticiário quentíssimo, mas tentarei dar conta das novidades mais interessantes. 



Lançamentos – Aqui saem notícias sobre os filmes e livros recém-lançados no Brasil. 



Listando... – Listas com números curiosos como: quais foram os livros mais vendidos de todos os tempos, filmes de maior bilheteria e assim por diante. 



Frames para Sempre – Terão destaque aquelas cenas que, mesmo muito tempo depois de terem passado pela tela grande, ainda merecem ser comentadas, seja por sua relevância ou outro motivo especial. 



FAQ (Fucking Awesome Questions)

As postagens serão diárias?
Sim, sempre que possível. É claro que depende das condições de temperatura e pressão, mas a meta é postar conteúdo novo todos os dias. 


Cada seção do blog é atualizada em um dia específico da semana?

Não necessariamente. Tento manter uma distância máxima de uma semana entre um post e outro, mas pode ser que uma resenha saia no sábado e, na semana seguinte, na segunda. 


Como eu fico sabendo que tem postagem nova? 

Além de visitar o site, digamos, analogicamente, você pode acompanhar as atualizações pelo twitter do blog: @resenhanodiva ou pela página do Resenha do Divã no Facebook. Se preferir, pode se inscrever por meio do Google Friend Connecter, na coluna direita do blog.


Quem escreve no blog? 

Por enquanto, apenas eu, Tiago Nicacio, um projeto de jornalista forjado na Escola de Comunicação da UFRJ.

0 comentários: