segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Clássico de Hitchcock será refilmado

Joan Fontaine e Laurence Olivier
Seguindo a atual tendência de remakes em Hollywood, os estúdios DreamWorks e Working Title Films anunciaram que devem refilmar o único dos filmes dirigidos pela lenda do suspense Alfred Hitchcock a ganhar um Oscar de melhor filme: Rebecca, A Mulher Inesquecível (Rebecca, 1940), ganhará nova versão com roteiro de Steven Knight (Senhores do Crime, Coisas Belas e Sujas). 

Daphne du Maurier,
autora de Rebecca
Apesar de a notícia ser empolgante, vale um alerta aos fãs mais empolgados do cineasta britânico. Além do fato de que o filme, obviamente, não terá o toque de gênio que somente o próprio Hitchcock poderia lhe dar, o longa será baseado no livro que inspirou o roteiro original, e não no próprio roteiro. Ou seja, trata-se muito mais de uma releitura da obra literária – parece-me que o nome de Hitchcock vai ajudar mais na divulgação que nas diretrizes de adaptação do livro. A autora da obra Rebecca, de 1938, é a escritora britânica Daphne du Maurier. 

Em Rebecca, A Mulher Inesquecível, Laurence Olivier é um viúvo cuja nova mulher (Joan Fontaine), jovem e ingênua, é dominada pelo espírito de sua antiga esposa, Rebecca, de quem o protagonista não consegue se desvencilhar emocionalmente. A falecida também se manifesta por meio da governanta da mansão em que vive o casal. Além de melhor filme, Rebecca também levou o Oscar de melhor fotografia em preto e branco e recebeu outras nove indicações, entre elas as de ator (Laurence Olivier) e atriz (Joan Fontaine). 

Essa foi a primeira película filmada por Hitchcock após sua mudança da Inglaterra para Hollywood, que rendeu orçamentos bem mais generosos para seus filmes. Outros títulos de Hitchcock foram repaginados para a TV e para o cinema. Dentre as novas versões mais famosas estão Janela Indiscreta, estrelada por Christopher Reeve e Daryil Hannah, e a refilmagem plano a plano de Gus Van Sant (Elefante) de Psicose. Nenhum dos títulos, porém, agradou público e crítica. 

Ainda não há data prevista para o início das filmagens de Rebecca: Uma Mulher Inesquecível, já que diretor, elenco e demais envolvidos no título sequer foram escolhidos.

Veja o trailer do filme original:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários: