sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Howard Beale comanda surto coletivo em Rede de Intrigas

Toda lista de filmes sobre jornalismo que se preze não pode deixar de incluir Rede de Intrigas (Network, 1976). Não que retratar o universo das televisões americanas, em especial o telejornalismo, seja o único mérito do filme, longe disso; basta dizer que o longa faturou quatro estatuetas do Oscar. O fato é que a sátira sobre o âncora respeitabilíssimo que, com o despencar da audiência e da sua própria sanidade, passa a ser um freak televisivo sobrepõe qualquer outra coisa.

"Esta é a história de Howard Beale (Peter Finch), apresentador do telejornal da rede UBS. Houve o tempo em que Howard Beale era um manda-chuva na televisão, o poderoso senhor do jornalismo, com audiência de 28 pontos. Mas, em 1969, sua sorte começou a mudar. A audiência caiu para 22; no ano seguinte, sua esposa faleceu. Viúvo, sem filhos, uma audiência agora de 12 pontos. Howard passou a se atrasar, a se isolar e a beber em excesso. Em 22 de setembro de 1975, sua demissão foi-lhe anunciada, com duas semanas de antecedência, por Max Schumacher, presidente do serviço de notícias da UBS.”

Esse é o off - para ficar no jargão televisivo - que apresenta a história de Howard Beale logo no começo do filme. Ajuda a entender o contexto em que se passa a cena que foi escolhida para o Frames para Sempre da semana. O profeta do apocalipse, como fica conhecido depois da guinada em sua carreira, chega na UBS debaixo de chuva para mais uma transmissão. Quando começa a comentar a crise do petróleo, surta ao vivo, mais uma vez.

Na época em que fora informado que seria demitido, quando ainda era o principal âncora da emissora, Beale não suportou a pressão e anunciou ao vivo que cometeria suicídio no jornal do dia seguinte, no que ele entendia como sua última chance de alvancar a audiência. O que de fato aconteceu: os índices de audiência da UBS atingiram os números mais altos dos últimos anos. Atônitos, os diretores da emissora não tiraram Beale do ar. Ao contrário, seguiram a sugestão da diretora de conteúdo da casa, Diane Christiansen (Faye Dunaway), que era, digamos, pragmática - manter Beale no ar, insano ou não, ele representava audiência.

Howars Beale (Peter Finch) levanta-se
para declamar seu elogio à loucura
Voltamos à crise do petróleo. Beale começa seu comentário dizendo que a situação da economia está ruim, e ele não sabe o que fazer a respeito, ninguém sabe. E então, dá início ao seu show particular. Com o dedo em riste, conclama os telespectadores a esquecerem protestos e manifestações contra o governo; o que a situação requer é que todos enlouqueçam. E assim consegue fazer com que boa parte dos americanos, pelo menos aqueles que assistiam à UBS naquela noite, saíssem às janelas de suas casas e gritassem: "I'm mad as hell, and I'm not going to take this anymore".

Difícil é saber quem é mais insano nessa história - a emissora que faz qualquer coisa para alavancar a audiência, Beale que entra no jogo dos patrões e se deixa levar pela pressão de ser o responsável pelo fracasso do telejornal ou os próprios telespectadores, que respondem com interesse à mudança de atitude do canal, com seu freak show. Ao levantar essas questões de maneira tão interessante, o roteiro escrito por Paddy Chayefsky certamente entra para a galeria dos melhores de Hollywood, principalmente por ser um filme comercial, que não costuma tocar neste tipo de assunto espinhoso.

Peter Finch foi o primeiro ator a ganhar um Oscar postumamente - além dele, apenas Huth Ledger ganhou a estatueta depois de morrer, em 2008, por seu trabalho em Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Night, 2008). A direção de Rede de Intrigas é de Sidney Lumet.

Veja abaixo a cena em destacada pelo Frames para Sempre (legendada), seguida pelo trailer do filme (em inglês, sem legendas).




Trailer de Rede de Intrigas:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários: