sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Chega ao Brasil a biografia de Stephen Hawking

Um dos maiores cientistas da atualidade, Stephen Hawking completou 70 anos no último dia 8 de janeiro. Em comemoração a esta data, chega ao Brasil o livro Stephen Hawking – Aventuras de uma vida, da escritora britânica Kitty Ferguson, sua principal colaboradora em um dos mais importantes trabalhos do cientista britânico, o livro O universo numa casca de noz. A biografia sairá no país pela editora Benvirá. 

Aos 21 anos, já com os primeiros
sintomas da esclerose
No livro, Kitty Ferguson conta com detalhes desde a infância do cientista, quando se destacava mais pelo espírito de liderança entre os colegas que pelas notas, até a descoberta da esclerose lateral amiotrófica no primeiro ano de estudos em Oxford, quando Stephen Hawking tinha apenas 21 anos. Apesar da desesperança mostrada por muitos médicos, que apresentavam diagnósticos pessimistas quanto ao tempo de vida que o cientista teria pela frente, Hawking ficou marcado como um exemplo fé na vida e na ciência. 

Considerado por muitos um novo Einstein, Hawking desenvolveu contribuições importantes para a Física a partir de seus estudos sobre a origem do universo, tendo como ponto de partida a Teoria Geral da Relatividade, criada pelo físico alemão. Ele conseguiu provar que o Big Bang teria tido início há 14 bilhões de anos atrás, como um ponto tão pequeno que seria possível descrevê-lo com as fórmulas e leis disponíveis atualmente. 

Outro tema explorado por Stephen Hawking, os buracos negros tiveram sua “eternidade” questionada pelo cientista. Hawking argumenta que eles se dissolvem porque liberam uma forma de radiação ao longo do tempo, que ficou conhecida como “radiação Hawking”. Até hoje o cientista não conseguiu ratificar a existência dessa radiação, principal motivo de não ter recebido ainda o Prêmio Nobel da Ciência. 

Entre outras distinções, Hawking foi agraciado com a Ordem do Império Britânico em 1982 e com o Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia em 1989, em reconhecimento à relevância de seu trabalho no campo da ciência. 

Ficha Técnica: 

Autora: Kitty Ferguson 
Título original: Stephen Hawking – His Life and Work
Tradução: Pedro Barros
Gênero: Não-ficção
Número de páginas: 480
Preço: R$ 49,90
Editora: Benvirá






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Dilberto L. Rosa disse...

Hawking é o tipo de pessoa que nasceu para brilhar, ao ponto de superar limitações físicas dolorosamente difíceis! Tenho "Uma breve história do tempo" e o li com uns 16, 17 anos - outro feito deste gênio da Física: tornar acessível algo outrora resguardado a pequenos círculos de cientistas!

Quanto ao "Quero ser John Malkovitch", sempre achei a premissa boa, mas o filme, de tão esquisito, não consigo apreciar, como a maioria dos cinéfilos...

Belo espaço este seu, parabéns! Um abraço!

Tiago Nicacio disse...

Olá Dilberto, obrigado pela visita e pelo elogio!

Realmente o Hawking é um prodígio: ele faz em condições adversas o que é praticamente impossível para pessoas com saúde plena.

Abraço!