quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Todos querem ser John Malkovich

Você já quis ser outra pessoa? Era exatamente essa a pergunta que fazia o cartaz de divulgação do filme Quero ser John Malkovich (Being John Malkovich, 1999), primeiro longa-metragem de grande monta dirigido por Spike Jonze, até então conhecido por seu trabalho dirigindo videoclipes para bandas como Sonic Youth e R.E.M. E, sendo essa outra pessoa o bem-sucedido ator americano, é claro que não faltariam candidatos – muito embora o período desfrutando da vida de um astro de Hollywood durasse apenas quinze minutos. 

A portinha acanhada que leva a ser
John Malkovich
Isso mesmo, no filme roteirizado por Charlie Kaufman (Adaptação, Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças), Craig Schwartz (John Cusack), um operador de marionetes desempregado, pode levar as pessoas a serem John Malkovich por quinze minutos. Ele consegue isso depois de arrumar uma vaga de arquivista num escritório graças às suas habilidades manuais – o local fica no andar sete e meio de um prédio, obrigando as pessoas a andarem curvadas por conta do teto baixinho – e lá descobre um armário que simplesmente joga indivíduos dentro da mente de Malkovich, e, passados os quinze minutos, os devolve ao mundo externo atirando-os na beira de uma estrada. 

Dentro da própria mente, John Malkovich
multiplica-se infinitamente
Com uma descoberta dessas nas mãos, Craig passa a vender o direito de ser John Malkovich por quinze minutos, levando centenas de pessoas ao andar sete e meio do prédio em que trabalha. No Frames para Sempre de hoje, veremos a cena em que John Malkovich descobre o tal portal para a sua mente, e exige que Craig o deixe experimentar o acesso à sua própria consciência – e o resultado, como você pode ver no vídeo abaixo, é uma proliferação descontrolada de Malkoviches na tela! 

Breve participação de Charlie Sheen no
filme se destaca pela insólita careca
Indicado ao Oscar em três categorias (diretor, roteiro original e atriz coadjuvante), Quero Ser John Malkovich é uma intensa e divertida brincadeira com a questão da identidade. O estilo transgressor que marca a carreira de Kaufman como roteirista consegue amarrar bem a busca  de cada um pela sua própria essência, mesmo quando isso passa pelo anseio  de ser outra pessoa. O elenco principal conta ainda com Cameron Diaz e Catherine Keener – e é digna de nota a inusitada participação de um Charlie Sheen atacado pela calvície no final do filme. 

Fique com a cena escolhida para o Frames para Sempre da semana!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários: