quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Festival de cinema francês online e gratuito começa nesta quinta

Entre 16 e 27 de maio desse ano acontece a 65ª edição do Festival de Cannes, na França, um evento que reúne o melhor do cinema mundial. Os números são arrebatadores: o festival tem um orçamento de €20 milhões; em 2010, concorreram em Cannes 964 longas-metragens e 38 curtas, tudo acompanhado de perto por 3.541 jornalistas do mundo todo. Só que, para passar 12 dias acompanhado o evento no sul da França, é preciso ter credenciais – que não são nada fáceis de conseguir. 

Se Cannes é um sonho distante, a partir desta quinta-feira (12/01) até o dia 1° de fevereiro, ao menos o cinema francês estará um pouco mais perto. Isso porque terá início a segunda edição do MyFrenchFilmFestival.com, uma chance de conhecer a produção contemporânea do cinema francês pela internet, e melhor, de graça. São 10 longas e 10 curtas-metragens produzidos por jovens cineastas franceses, com áudio original e legenda em 14 idiomas diferentes. Seis prêmios serão conferidos no final do festival (três aos longas-metragens e três aos curtas-metragens): o Prêmio dos internautas, o Prêmio das redes sociais e o Prêmio da imprensa internacional. Os filmes premiados serão difundidos a bordo de todos os aviões da Air France a partir de primeiro de maio de 2012 por 6 a 9 meses. 

O MyFrenchFilmFestival incluiu, nesta edição, três filmes extras, que não entram na competição. Um deles é o grande clássico de Claude Autant-Lara, A travessia de Paris, que proporciona a volta a Paris dos anos 1940, e dois filmes canadenses, um curta e um longa. No site do festival, os visitantes podem acompanhar ainda entrevistas com os diretores e os autores. 

O festival é fruto de uma parceria entre a Unifrance e a Allocine. 


Resultado da primeira edição 

O prêmio do público foi para All That Glitters, de Géraldine Nakache e Hervé Mimram (longa) e Memoirs of a Disturbed Young Lady, de Keren Marciano (curta). O prêmio da imprensa internacional, representada por jornalistas de 20 países diferentes, foi atribuída a Silent Voices, de Léa Fehner- com premiação especial para The Wolberg Family, de Axelle Ropert (longa) e Babel, de Hendrick Dusollier (curta). Por fim, o prêmio dos 35 bloggers estrangeiros foi concedido a Spy(ies), de Nicolas Saada e As the Rain Was Falling, de Charlotte Joulia (curta).

Veja o trailer do festival:


Programação
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários: