|
Tommy Lee Jones será o
general MacArthur em Emperor |
Em 1944, quando designado para comandar as tropas americanas na
Batalha das Filipinas, travada entre os EUA e o Japão durante a Segunda Guerra Mundial, o general Douglas MacArthur fez uma promessa: “I shall return”. De fato, os americanos conseguiram reconquistar o território filipino, sob domínio japonês há três anos, e MacArthur pôde voltar para casa. Da mesma maneira, quando se fala em heróis de guerra nos EUA desde então, o nome do general sempre é lembrado, cumprindo eternamente sua promessa de regresso.
Esse personagem lendário será vivido por Tommy Lee Jones (MIB – Homens de Preto, No Vale das Sombras) no filme Emperor, novo drama de Peter Webber, diretor do elogiado Moça com Brinco de Pérola (Girl with a Pearl Earring, 2003). O drama é ambientado no Japão, arrasado após a detonação das duas bombas atômicas e a posterior assinatura dos termos de rendição.
|
Matthew Fox também está escalado
para o filme |
Os japoneses, até então, se vangloriavam pelo fato de nunca terem perdido uma guerra – e alguns até hoje não acreditam na derrota. Nesse cenário de destruição e ressentimento, MacArthur atuará em conjunto com outros militares para conduzir a ocupação militar americana na ilha. O general terá estreita relação com outro astro já anunciado para o filme: Matthew Fox, o Jack da série
Lost, que será um especialista em assuntos japoneses sob o comando de MacArthur. Juntos, eles terão que decidir se o imperador asiático Hirohito, sagrado para os nipônicos, será julgado e enforcado como um criminoso de guerra. Nesse ínterim, o general americano aproveita para procurar um de seus amores da juventude, uma japonesa que ele conhecera quando ela visitou os EUA para um intercâmbio.
|
MacArthur com sua marca: um charuto
feito de sabugo de milho |
"Tommy fornecerá força, inteligência e influência à versão do general Douglas MacArthur, um lendário herói americano", aposta o produtor do filme, Gary Foster. O roteiro é de David Klass (Beijos que Matam) e Vera Blasi (Sabores da Vida), e a produção deverá ter início ainda este mês na Nova Zelândia e no Japão.
General americano já foi vivido por Gregory Peck
|
Gregory Peck na pele do
general MacArthur |
E essa não é a primeira vez que o lendário general americano será retratado no cinema.
MacArthur, longa dirigido por Joseph Sargent em 1977, já havia levado ao cinema a vida do militar, interpretado por Gregory Peck, o advogado Atticus de
O Sol é Para Todos (To Kill a Mockingbird, 1962), atuação que lhe rendeu o Oscar de melhor ator daquele ano.
0 comentários:
Postar um comentário