sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Nelson Motta lança livro sobre Glauber Rocha

Lançado nesta sexta (14/10), em São Paulo, o novo livro do jornalista e produtor musical Nelson Motta é uma espécie de biografia sobre a formação do cineasta Glauber Rocha, figura central do Cinema Novo brasileiro. A primavera do dragão – A juventude de Glauber Rocha vai do nascimento de Glauber à apresentação de Deus e o Diabo na Terra do Sol em Cannes, em 1964, que apresentou ao mundo o cineasta baiano e, em certa medida, o cinema brasileiro. Com o selo da editora Objetiva, o livro sai quando são completados trinta anos desde a morte do diretor, em 1981. 

Nelson Motta, autor de A Primavera do Dragão
De acordo com Nelson Motta, seu objetivo era desvendar quais foram as influências que levaram Glauber à consagração internacional; o que ele tinha lido, visto e ouvido. No entanto, o projeto do livro, iniciado em 1989 após uma entrevista de Nelson com a mãe do diretor, teve de ficar na gaveta por 20 anos: o autor descobriu que o também jornalista Zuenir Ventura já tinha iniciado as pesquisas para uma biografia de Glauber. 

A resolução para o impasse veio após o carro de Zuenir Ventura ser roubado com toda a pesquisa para o livro no porta-malas. Nelson Motta, que conhecera Glauber na pré-estreia de Deus e Diabo na Terra do Sol, em 1964, interpretou o fato como um sinal do amigo. “Foi um sinal glauberiano. Com certeza eu não estava pronto para escrever esse livro em 1989”, afirmou Nelson em entrevista à revista Época

O cineasta Glauber Rocha em Portugal
Dividido em capítulos curtos e recheado com fotos, A Primavera do Dragão tem dois blocos mais significativos. No primeiro, Motta remonta a infância e adolescência de Glauber, demonstrando o gênio precoce, que lia filosofia e fazia crítica de cinema aos 13 anos. O segundo é dedicado aos bastidores da feitura de Deus e o Diabo na Terra do Sol e à calorosa recepção do filme em Cannes. 

Com informações do Publishnews, Folha Online, e Época. 



Ficha Técnica: 

Editora: Objetiva
ISBN: 853900285X
Preço: R$ 56,90
ISBN13: 9788539002856
Edição: 1ª Edição - 2011
Número de Páginas: 368
Acabamento: Brochura
Formato: 16,00 x 23,00 cm.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários: