sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Os livros mais vendidos de todos os tempos

Falar em lista de livros mais vendidos de todos os tempos é um problema. Primeiro, porque não fazemos essa contagem da venda de livros desde sempre; segundo, nem todos os livros são vendidos formalmente, o que compromete a contagem; terceiro, fontes diferentes têm dados distintos e, por vezes, inconciliáveis. Apesar disso, vale a pena dar uma olhada na lista com os livros mais vendidos da história, feita principalmente a partir de dados disponibilizados pela Wikipédia e How Stuff Works.

Quatro livros religiosos aparecem na lista: a Bíblia, o Alcorão, A Verdade que Conduz à Vida Eterna e o Livro de Mórmon. Vale destacar ainda a presença de O Senhor dos Anéis – considerando os três volumes como um único livro – e Harry Potter e a Pedra Filosofal, que também foram bem-sucedidos no cinema. 

Achei curiosa a presença de Um conto de duas cidades, de Charles Dickens, em sexto lugar na lista. Tenho uma cópia do livro em casa e nunca o levei em alta conta; agora até bateu uma vontade de começar a lê-lo! E sobre as Citações do Comandante Mao ( ou o Livro Vermelho), é até covardia contar livros vendidos na China, ainda mais durante a República Popular...

E vale destacar também que Dom Quixote foi suprimido dessa lista - em tese, seria o quinto - porque há muita discrepância com relação ao número de exemplares vendidos nas fontes consultadas. Fruto, é claro, das óbvias dificuldades de contagem das quais falei acima. Mas fica aqui um registro provisório destes livros mais populares.

Para ver a lista diretamente na Wikipédia, clique aqui. E tem também a lista do How Stuff Works.

Em números aproximados:


1. Bíblia Sagrada: 3.9 bilhões de cópias




2. O Peregrino (John Bunyan): 900 milhões de cópias





3. Citações do Comandante Mao: 900 milhões de cópias



4. Alcorão: entre 600 e 800 milhões de cópias



5. Dicionário Xinhua Zidian: 400 milhões de cópias



6. Um Conto de Duas Cidades (Charles Dickens): 200 milhões de cópias



7. Livro de Mórmon: 180 milhões de cópias




8. O Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien): 160 milhões de cópias




9. Escotismo para Rapazes (Robert Baden-Powell): 150 milhões de cópias 



10. Harry Potter e a Pedra Filosofal (J.K. Rowling): 110 milhões de cópias
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Ewerton Emmanuel disse...

Atualize a sua lista. Em 2º Lugar está o Peregrino de John Bunyan, conforme o próprio link da wikipedia que você disponibilizou.

Tiago Nicacio disse...

Valeu Ewerton, dei uma atualizada, mas com os novos dados da Wikipédia, How Stuff Works e outras fontes a coisa ficou um pouco mais complicada, porque livros como Dom Quixote aparecem em algumas listas e são ignorados em outras. Vou tentar encontrar uma fonte mais segura para atualizar - definitivamente - o post.

Abraço!