quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

El Club Silencio, a farsa que emociona em Cidade dos Sonhos

Entrada del Club Silencio: ¡ no hay banda!
¡ No hay orquesta!
El Club Silencio não chega a ser o ápice do surrealismo que inunda Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive, 2001), um dos filmes mais populares de David Lynch - basta lembrar do monstro nos fundos da lanchonete e dos velhinhos em miniatura. Mesmo assim, é a cena lembrada pelo Frames para Sempre de hoje, e para isso basta um motivo: é um dos mais geniais exemplos do poder de exortação que o cinema tem, assim como outras artes.

Como o próprio apresentador do clube diz, o espetáculo que se passa ali não é real. A cantora não canta, o clarinete não toca, tampouco o trombone; tudo é uma gravação que está sendo executada no teatro que hospeda El Club Silencio. Apesar disso, de toda inspiração bretchiana para revelar-se como farsa, o show arranca lágrimas das protagonistas Betty Elms/ Diane Selwyn (Naomi Watts) e Rita (Laura Harring). A canção, uma belíssima versão espanhola da Crying de Roy Orbinson interpretada por la llorosa de Los Angeles, Rebekah Del Rio, continua mesmo depois que a cantora desmaia no palco. Nada é falso o bastante que não possa mexer com as emoções humanas... O vídeo abaixo, com duração de dez minutos, mostra a visita ao clube onde não há orquestra nem banda.



El Club Silencio acabou ganhando
filial em Paris
Os mistérios e possibilidades de interpretação em Cidade dos Sonhos são tantos que o próprio Lynch chegou a escrever especialmente para o jornal inglês The Guardian uma lista com dez detalhes do filme que ajudariam a compreender melhor a trama (confira no final do post). E El Club Silencio, em especial, gerou uma renda extra para o diretor e roteirista: David Lynch abriu em Paris um clube inspirado no filme.

E, para aqueles que gostaram de Cidade dos Sonhos ou porventura se interessaram pelo filme depois de assistir à cena, uma lembrança: ano passado, Laura Harris afirmou que já estava sendo produzida uma continuação do longa, que seria dirigida pelo próprio David Lynch. Enquanto não chega a confirmação, nos resta lembra um pouco mais do filme assistindo ao trailer (legendas em espanhol):



Dez dicas para entender Cidade dos Sonhos

1- No começo do filme, antes dos créditos, duas pistas são reveladas.

2- Fique atento quando aparece o abajur vermelho.

3- Qual o título do filme, para qual o personagem Adam Kesher está realizando teste de elenco? Ele será mencionado mais uma vez durante o filme?

4- O acidente é um importante acontecimento no filme. Onde ele acontece?

5- Quem entrega a chave e porquê?

6- Fique atento para o roupão, o cinzeiro e a caneca de café.

7- Qual mistério é revelado no palco do "Club Silencio"?

8- Somente o talento de Camilla pode ajudá-la?

9- Fique atento para o objeto que está nas mãos do estranho homem que vive perto da lanchonete "Winkie"!

10- Onde está tia Ruth?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários: