quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O Pequeno Príncipe ganha estátua de cera em Paris

Olivier d'Agay (à direita) e Aton Soumache,
que adaptará a obra para o cinema
Depois de viajar por inúmeros planetas em seu B 612 e ser traduzido para 257 idiomas, O Pequeno Príncipe, obra-prima do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, ganhou um lugar fixo para poder cativar as pessoas. O museu de cera Grévin, em Paris, recebeu nesta quarta (15/12) a estátua de cera do menino loiro e sua raposa. A partir de agora, o personagem de Exupéry é o embaixador imortal dos sonhos. 

A cerimônia de inauguração da estátua contou com a presença do sobrinho de Saint-Exupéry, Olivier d’Agay. O escritor, que criou O Pequeno Príncipe em 1942, morreu prematuramente dois anos depois, aos 44 anos. Saint-Exupéry, piloto de avião, estava lutando pela França na Segunda Guerra Mundial, e teria tido seu avião abatido enquanto cumpria sua última missão. Seu corpo jamais foi encontrado, mas os destroços do avião que pilotava apareceram em 2004 no Mediterrâneo

O escultor Stéphane Barret fez a estátua de cera do Pequeno Príncipe e do seu planeta, B 612, de 3 metros de diâmetro. O livro foi publicado pela primeira vez em 1943 em francês e em inglês em Nova York, um ano depois de o personagem ter sido criado. Veja abaixo o vídeo da AFP sobre a inauguração da estátua.


Antes de O Pequeno Príncipe, Saint-Exupéry já havia publicado Correio do Sul (1928), Voo Noturno (1931) e Terra dos homens (1939), tinha se refugiado na cidade americana com a esposa, a salvadorenha Consuelo Suncín, antes de voltar à França para combater os invasores nazistas, o que o levou à morte. 

O Pequeno Príncipe é até hoje o livro francês mais vendido no mundo. 



Livro terá nova adaptação cinematográfica, desta vez em 3D 


Cena do primeiro filme sobre o Pequeno
Príncipe, feito em 1974
As homenagens ao príncipe mais cativante da galáxia não terminam com a estátua de cera em Paris. Os produtores franceses Aton Soumache (Renaissance) e Dimitri Rassam (A Cidade das Crianças) são os responsáveis pelo projeto que irá levar a obra de Saint-Exupéry mais uma vez ao cinema, agora como animação 3D. os dois já contrataram Mark Osborne (Kung Fu Panda) para assumir a direção do longa. 

Os dois produtores conseguiram os direitos de adaptação diretamente com a família do autor. O orçamento do longa deve ficar em torno de 45 milhões de euros, o equivalente a US$ 60, 8 milhões. Segundo a revista semanal americana Variety, os produtores estão em busca de um elenco internacional para dublar os personagens, visando com isso conquistar o público de fora da Europa. A perspectiva é que o filme estreie em 2014, mas as filmagens devem começar em 2012. 

O Pequeno Príncipe foi adaptado para o cinema pela primeira vez em 1974, com direção de Stanley Donen. O elenco contava com Richard Kiley, Steven Warner e Joss Ackland. 

Atualmente, a Discovery Kids conta com um desenho animado do Pequeno Príncipe em sua programação. Uma continuação da história do livro, no desenho o príncipe chega a um lugar onde o tempo congelou. A história é narrada pela rosa, e a cobra é a grande vilã. Aton Soumache, que trabalha na produção do filme, também é o produtor do desenho.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários: