quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Novo filme de Spielberg chega ao Brasil em janeiro de 2012

War Horse, que estreia no Brasil no dia 6 de janeiro de 2012, não é o primeiro filme de Steven Spielberg a tangenciar a temática da guerra, basta lembrar de O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan, 1999) e 1941 – uma guerra muito louca (1979), uma das primeiras experiências do cineasta. Mas esse, sem dúvidas, é um filme diferente: inspirado em um livro infantil do escritor britânico Michael Morpurgo, War Horse tem como fio condutor da narrativa os cavalos utilizados durante a Primeira Guerra Mundial. Apesar de ter sido exibido em pré-estreia nos EUA somente no início de dezembro, o longa já foi indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme dramático. 

A trilha sonora comandada pelo som de violinos deixa claro o tom épico do novo filme de Spielberg, que conta a história de Albert (Jeremy Irvine) e seu cavalo Joey, convocado a ir para a França e lutar pela cavalaria britânica na guerra contra os países da Tríplice Aliança. As aventuras de Joey, com cenas de violência na medida certa, são o retrato do último instante de glória bélica dos equinos que, com a evolução da tecnologia, perderam sua utilidade em grandes combates. 

– A Primeira Guerra Mundial foi o último "hurra" para os cavalos de guerra. Eram tempos nos quais a revolução tecnológica, sobretudo com a implementação de novas tecnologias mais eficientes e cruéis para matar, começavam a suplantar a inutilidade do cavalo – explicou Spielberg à revista americana Variety

A ideia do filme chegou a Spielberg há quase dois anos, quando uma produtora de sua equipe, Kathleen Kennedy, que estava de férias em Londres, levou as filhas para assistir a peça teatral baseada no livro de Morpurgo, na qual os cavalos eram representados por marionetes de tamanho natural.

– Depois, quando voltei para casa conversei com Steve e contei sobre o que era a peça e ele me disse "uau, isto parece uma história, poderia ser um filme estupendo" – contou Kennedy à AFP em Nova York.

O resultado foi um produto clássico levemente démodé, nas palavras da produtora.

– Penso que não se fazem mais muitos filmes como este, como este tipo de história dramática épica que era muito produzido nos anos 1930 e 1940. No bom sentido, isto é o que faz com que este filme seja um pouco fora de moda e, ao mesmo, tempo moderno – declarou.

O filme estreou nos Estados Unidos em pleno Natal. O mais difícil, segundo a produtora, que trabalhou com Spielberg em clássicos como E.T, Indiana Jones e A Lista de Schindler, foi o fato de que muitos animais foram usados e nestes casos é preciso ter um cuidado extraordinário.

– Além disso, nenhum de nossos atores tinha experiência com cavalos, tivemos que treiná-los e deixar que passassem tempo com eles; e depois obviamente tivemos que treinar os cavalos porque precisávamos que atuassem. 

Fazem parte do elenco de War Horse: Emily Watson (Dragão Vermelho), Peter Mullan (Trainspotting - sem limites), Benedict Cumberbatch (Desejo e Reparação), David Thewlis (Harry Potter e a Ordem da Fênix), Tom Hiddleston (o Loki do ainda inédito Thor), Niels Arestrup (O Profeta), Patrick Kennedy (Um Bom Ano) e David Kross (O Leitor).

Fonte: AFP

Leia a sinopse oficial 

Do diretor Steven Spielberg chega ‘War Horse’, uma aventura épica para platéias de todas as idades. Situada em um belo cenário da Inglaterra rural durante a Primeira Guerra Mundial, o filme mostra a forte amizade entre um cavalo chamado Joey e o jovem Albert, que doma e treina o animal. Quando eles são forçados a se separar, o filme segue a jornada extraordinária do cavalo enquanto ele se desloca através da guerra, mudando e inspirando a vida de todos aqueles que conhece – a cavalaria britânica, os soldados alemães, e um fazendeiro francês e sua neta, antes que a história atinge o seu clímax emocional no coração da ‘Terra de Ninguém’. 

A Primeira Guerra Mundial é vivida através da jornada deste cavalo – uma odisseia de alegria e tristeza, amizade, paixão e muita aventura. ‘War Horse’ é uma das grandes histórias de amizade e guerra – baseada no livro de sucesso que foi transformado em um enorme sucesso internacional do teatro que está chegando no próximo ano à Broadway. Ele agora chega às telas em uma adaptação épica feita por um dos grandes diretores da história do cinema.

Confira os trailers oficiais do filme (com legendas):


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários: